Publicado em segunda-feira, 28 de novembro de 2011 às 16:21
Falta pouco para o Congresso Capixaba de Terminais Portuários (Tecnoportos). O evento, de realização da Companhia Docas do Espírito Santo, com organização da Rota Eventos, acontece nos dias 29 e 30 de novembro, no Centro de Convenções de Vila Velha.
Painéis de debates formarão a programação oficial. O ministro dos Portos, Leônidas Cristino, é quem fará a palestra de abertura, no dia 29, às 10h30. Em sua participação, ele falará sobre “A importância da eficiência na gestão pública para o aumento da competitividade dos portos capixabas”.
O Plano Geral de Outorgas (PGO) e seus reflexos para o desenvolvimento dos portos capixabas também será um dos temas debatidos. Quem falará sobre o assunto será o diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), Pedro Brito.
Outro assunto em destaque no Congresso será o Superporto. Um representante da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa) abordará o tema “Porto de Águas Profundas: Desafios e Oportunidades”. Para contribuir com o teor do debate, o painel contará ainda com a participação de representantes dos municípios que são, hoje, opções para sediar o superempreendimento. Atualmente, Vitória, Vila Velha, Aracruz e Anchieta são as cidades cotadas para abrigar o Porto de Águas Profundas da costa capixaba.
Os principais desafios do Porto de Vitória também estarão em debate, de acordo com a visão de operadores offshore, clientes, operadores e trabalhadores do local. Já confirmaram participação nas discussões a BZAMP Logística e a Intersindical da Orla Portuária. A Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa) é quem ministrará a apresentação, intitulada ‘O futuro do Porto de Vitória’.
Ao final de cada painel, vai ser feito o registro das conclusões do debate. Esse material servirá de base para a elaboração de uma carta de intenções, que estabelecerá compromissos dos participantes para o desenvolvimento do setor portuário capixaba. Esse documento subsidiará, ainda, a criação de uma agenda de acompanhamento do setor, contribuindo na busca de soluções para os seus principais gargalos.
Os interessados em participar do Tecnoportos 2011 podem se inscrever pelo site www.rotaeventos.com.br. O valor é de R$ 150 para os dois dias de evento. Estudantes pagam meia parcela, R$ 75.