Mulheres vão debater direitos em conferência nacional
 

Publicado em terça-feira, 1 de novembro de 2011 às 10:33

 

As definições da 3ª Conferência Estadual de Política para as Mulheres serão encaminhadas para a próxima etapa, que será a nível nacional, em Brasília, em dezembro.

Cerca de mil trabalhadoras, sindicalistas e feministas ligadas aos movimentos em defesa dos direitos das mulheres participaram da 3ª Conferência Estadual de Política para as Mulheres, realizada nos dias 8, 9 e 10 de outubro, no Centro de Exposições e Convenções Expo Center Norte, na capital paulista.

Na Conferência, as participantes aprovaram propostas de interesse das mulheres trabalhadoras, tais como: ampliação das creches diretas em período integral, que atendam 24 horas, considerando pais e mães que estudam em horários diferenciados, a busca pela ratificação das Convenções 156 e 158 da OIT (Organização Internacional do Trabalho), que tratam da demissão imotivada, bem como a ratificação da Convenção 189, que diz respeito à equiparação das trabalhadoras domésticas.

Também foram debatidos o fortalecimento dos serviços previstos na Lei Maria da Penha, com a ampliação da delegacia da mulher, juizados especializados, defensoria pública, IML, centro de referência da mulher, CREA, CRAS e casas de abrigo, entre outras.

Conferência Nacional
As propostas definidas na Conferência Estadual serão encaminhadas à etapa nacional da Conferência, que acontecerá do dia 12 a 14 de dezembro, em Brasília.
 
Fonte - CNTT-CUT