Previsão de navio de bandeira chinesa atracar em Portocel leva prefeito de Aracruz a solicitar medidas preventivas contra o novo coronavírus
 

Publicado em segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020 às 14:36

 
Surgido na China no fim de 2019, tendo a cidade de Wuhan como epicentro, o novo coronavírus foi declarado pela OMS como emergência internacional diante de risco de disseminação

A previsão de um navio de bandeira chinesa atracar esta semana no Terminal Especializado de Barra do Riacho (Portocel), em Aracruz, levou o prefeito Jones Cavaglieri a enviar uma correspondência em caráter de urgência ao Governo do Estado, Ministério da Saúde e a direção da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para que sejam adotadas medidas preventivas contra o novo coronavírus, que surgiu na China no fim de 2019, e foi declarado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como emergência internacional diante de risco de disseminação.

De acordo com a Prefeitura de Aracruz, o navio de bandeira chinesa havia atracado no Porto de Capuaba, em Vila Velha, na madrugada da última sexta-feira 31, com previsão de atracar no terminal de Barra do Riacho na primeira semana deste mês. Preocupado com a área portuária do município e a população asiática que opera no Estaleiro Jurong, em Barra do Sahy, Cavaglieri acionou o Estado e órgãos federais de saúde solicitando que fossem adotadas as devidas providências de prevenção e bloqueio quanto ao possível contágio da população aracruzense pelo coronavírus.

Ao site de A Gazeta, a Suzano, que administra Portocel juntamente com a Cenibra, informou que tem mapeado as rotas dos navios que atracarão no terminal e acompanhado as ações de fiscalização sanitária. A empresa informou ainda que tem requerido o preenchimento do relatório de saúde pelos comandantes das embarcações provenientes da área de risco, a respeito dos passageiros e tripulantes, até 72 horas antes do navio chegar ao Estado. Além disso, as empresas que administram Portocel garantiram a reportagem que acompanham todas as notas técnicas e boletins informativo da Anvisa e da OMS.

Centro de Operações Estratégicas elabora plano para conter coronavírus
Apesar de o Espírito Santo não registrar nenhum caso suspeito de coronavírus, a secretaria de Estado da Saúde, através do Centro de Operações Estratégicas (COE), elaborou o Plano Resposta às Emergências e pactuou com os municípios. O plano reúne as medidas necessárias para atuação dos serviços de saúde em todo Estado no controle da doença.

Em relação ao atendimento a ser realizado nos municípios, possível porta de entrada de casos suspeitos, todos os profissionais já estão sendo orientados e capacitados para identificação da infecção. Os municípios também estão orientados a realizarem a comunicação obrigatória por meio do FormSUS, para que haja a notificação imediata dos possíveis casos.

De acordo com o coordenador do COE, Luiz Carlos Reblin, não há motivo de alarde da população, já que não há casos confirmados da doença no Brasil. Ele destacou que, como forma de prevenção, as pessoas devem evitar contato próximo com pessoas que apresentem sintomas de infecções respiratórias, lavar as mãos com frequência, cobrir o nariz e a boca quando espirrar ou tossir e manter os ambientes ventilados.

Neste momento para inserir a pessoa que apresentar qualquer sintoma de doença respiratória como caso suspeito de coronavírus, o coordenador explicou que a primeira pergunta a ser feita é se a pessoa esteve na China ou manteve contato com alguém que tenha estado no país asiático nas últimas semanas. “Temos expertise nessas questões, pois temos casos graves de doenças respiratórias o ano inteiro. Não há motivo para alarme pois não temos nenhum caso suspeito registrado no Espírito Santo”, disse Reblin.
 
Fonte - Folha Litoral