Petros ajusta fórmula de cálculo da cota contábil
 

Publicado em segunda-feira, 10 de setembro de 2018 às 15:03

 
A Petros fez um ajuste na fórmula de cálculo da nova cota contábil dos planos de benefício que foi divulgada em 27 de agosto. Com isso, a diferença de valores gerada pela substituição da cota financeira pela cota contábil foi menor do que a divulgada inicialmente, e o impacto para os participantes também foi reduzido.

A reserva pessoal de cada participante representa a quantidade de cotas que cada um possui multiplicada pelo valor da cota. Com o ajuste na metodologia, a diferença entre o valor da cota financeira e da cota contábil ajustada (adotada a partir de julho) variou entre 0,65% e -3,37%, dependendo da situação de cada plano. Os participantes já podem conferir os valores atualizados no Extrato de Contribuições, que fica na Área do Participante do Portal Petros.

Substituição da cota financeira pela cota contábil

No dia 27 de agosto, a Petros anunciou a substituição da cota financeira pela cota contábil. O objetivo de adotar a nova metodologia de cota é permitir que o participante tenha uma avaliação mais fiel e mais rápida do seu saldo de conta e do valor dos benefícios aos quais tem direito. Isso porque, enquanto a cota financeira se baseia apenas na rentabilidade dos investimentos, a cota contábil leva em conta o patrimônio do plano, ou seja, a rentabilidade dos investimentos menos os recursos reservados para pagamento de ações judiciais e outras obrigações, como taxas de custódia de títulos.

Essa mudança é importante por considerar despesas extraordinárias por competência e não por caixa. Por isso, o modelo de cota contábil dá mais transparência às informações e já é adotado por outros grandes fundos de pensão, como Previ e Funcef.

Na Petros, a mudança foi feita neste momento para coincidir com a implantação do novo sistema administrativo e financeiro (ERP), o que motivou a revisão e aprimoramento dos processos da Fundação.
 
Fonte - Petros