Congresso internacional discute mundo do trabalho
 

Publicado em sexta-feira, 27 de julho de 2018 às 15:01

 
Por Acs / Fundacentro, em 26/07/2018.


Evento ocorre na cidade de São Paulo em agosto e está com as inscrições abertas
Por ACS/ Cristiane Reimberg em 23/07/2018
Reunir pessoas de múltiplas inserções profissionais e sociais para discutir temas referentes ao mundo do trabalho e impactos sobre a saúde e meio ambiente é o objetivo do V Congresso Internacional de Ciências do Trabalho, Meio Ambiente, Direito e Saúde. O evento será realizado no Salão Nobre da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – USP entre os dias 27 e 31 de agosto. As inscrições estão disponíveis no site da Fundacentro.

Os debates pretendem possibilitar a integração dos diversos movimentos em defesa dos direitos humanos e sociais com atuação em diferentes frentes e áreas. São esperados profissionais, militantes, ativistas e estudantes das áreas do Direito, da Saúde, do Trabalho, da Sociologia, da Economia, do Meio Ambiente e das Comunicações.

No primeiro dia, será realizada a conferência de abertura e o debate “O mundo atual, as acelerações na vida e no trabalho, as contradições, a saúde, os direitos e as lutas sociais”. No segundo, as discussões abordarão os temas “América Latina resiste: o mundo do trabalho no contexto da crise do capital” e “A situação do emprego, o mundo do trabalho, o empobrecimento e endividamento dos trabalhadores e suas famílias no Brasil”.

As mesas de 29 de agosto discutirão “A Reforma Trabalhista Brasileira e as repercussões sobre a vida e a saúde dos trabalhadores” e “Resistência, arte e o poder dos meios de comunicação”. Nessa data, também será exibido o filme “Dedo na Ferida”, com a presença do diretor Silvio Tendler. No dia seguinte, serão retratadas as temáticas “A Previdência Social que queremos” e “O pulso ainda pulsa: a luta das Américas na resistência contra a precarização”. Por fim, o último dia do evento trará o debate “Estratégias de enfrentamento e de resgate dos direitos sociais”. Também haverá uma palestra de encerramento.

O Congresso é organizado pela Associação Brasileira de Advogadas e Advogados Sindicais – Abras, pelo Departamento de Direito do Trabalho e da Seguridade Social da Faculdade de Direito da USP e pela Fundacentro/MT. Entre os apoiadores, estão Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas – Abrat, Asociación Latinoamericana de Abogados Laboralistas – Alal, Le Monde Diplomatique e Ministério Público do Trabalho – MPT.

Na visão da Comissão Organizadora, “a articulação e formação de redes de profissionais, estudantes e ativistas com diferentes inserções sociais são essenciais para que os saberes e ações se somem e se entrelacem em prol da saúde e da vida dos trabalhadores e suas famílias”. A última edição do Congresso Internacional de Ciências do Trabalho, Meio Ambiente, Direito e Saúde ocorreu em 2016 e pode ser conferida no YouTube da Fundacentro.

Saiba mais

V Congresso Internacional de Ciências do Trabalho, Meio Ambiente, Direito e Saúde: acidentes, adoecimentos e sofrimentos do mundo do trabalho.

Data: 27 a 31 de agosto de 2018.

Local: Salão Nobre da Faculdade de Direito da USP – Largo São Francisco, 95 – Centro – São Paulo/SP – Brasil. São Paulo/SP.

Inscrições gratuitas
 
Fonte - Fundacentro