Marcha da Saúde 2018: População vai às ruas contra as terceirizações da saúde pública
 

Publicado em quarta-feira, 4 de abril de 2018 às 16:00

 


Servidores que atuam na saúde pública, juntamente com entidades dos movimentos sindical, popular, estudantil, camponês e defesa dos direitos humanos do Estado do Espírito Santo, vão às ruas, no dia 5 de abril, se manifestar contra o caos em que se encontra os hospitais estaduais, unidades de pronto-atendimentos e postos de saúde. A Marcha da Saúde 2018, terá início às 9h, na Praça Getúlio Vargas, no Centro de Vitória, e seguirá até o Palácio Anchieta.

O foco da marcha deste ano são as terceirizações dos hospitais do Estado que geram grandes consequências negativas. Em pesquisa realizada durante seis anos (2009-2015) pela Doutora Fabiana Turino, do Programa de Pós-Graduação em saúde coletiva da Universidade Federal do Estado do Espírito Santo (UFES) conclui que hospitais terceirizados são mais caros[1].

A crise que se alastrou no Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (HEIMABA), desde que foi privatizado e começou a ser gerido por uma Organização Social (OS), se tornou notícia em jornais nacionais, escancarou as péssimas condições que o hospital se encontra. Fotos e vídeos de crianças no corredor; falta de medicamentos e leitos; o crescimento do número de óbitos; contratação de profissionais inexperientes, somado a grande rotatividade contribuem para tragédia anunciada que é a privatização.

Além dos casos que não aparecem na mídia, porém de conhecimento da população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS) dos hospitais do interior e da Grande Vitória, como por exemplo, o Hospital de São José do Calçado (Barra de São Francisco), onde foi fechada a enfermaria e retirado leitos e do Hospital Antônio Bezerra de Faria (Vila Velha), sem ar condicionado para climatização do ambiente.

Seis hospitais estão na lista para terceirização: o Hospital Doutor Alceu Melgaço Filho (antigo HDRC), de Barra de São Francisco; Hospital Roberto Arnizaut Silvares (HRAS), de São Mateus; Hospital Antônio Bezerra Faria (HABF), de Vila Velha; Hospital Doutor Dório Silva (HDDS), de Vitória e Hospital Nossa Senhora da Glória (HINSG), de Vitória. Na última segunda-feira (26), foi publicado o edital no Diário Oficial que terceiriza o Hospital Doutor Alceu Melgaço Filho.
 
Fonte - Sindsaúde-ES