MPF denuncia ex-presidente da Funcef e mais 9 por gestão fraudulenta
 

Publicado em quarta-feira, 13 de setembro de 2017 às 16:55

 
Por Murillo Camarotto

BRASÍLIA - O ex-presidente da Funcef, Carlos Alberto Caser, foi denunciado nesta terça-feira por gestão fraudulenta no fundo de pensão dos funcionários da Caixa Econômica Federal. Além dele, foram acusados na mesma ação outros quatro ex-diretores do fundo, um ex-funcionário do banco estatal e quatro empresários das construtoras Engevix e WTorre.

O grupo é acusado de práticas irregulares na aprovação e aplicação de R$ 141 milhões da Funcef no Estaleiro Rio Grande. Os pagamentos, de acordo com os procuradores, foram feitos por meio do Fundo de Investimentos em Participações RG Estaleiros que, conforme revelaram as investigações, já foi criado com o propósito de cometer irregularidades.
Entre os denunciados está o empresário Walter Torre, dono da WTorre. Da Engevix, podem virar réus seu atual presidente, José Antunes Sobrinho, além dos ex-sócios Gerson Almada e Cristiano Cox.

A lista de ex-executivos da Funcef inclui Demósthenes Marques, Luiz Philippe Peres Torelly, José Carlos Alonso Gonçalves e José Lino Fontana. Pela Caixa, responderá à acusação da Procuradoria o ex-gerente nacional dos fundos de habitação Vitor Hugo dos Santos Pinto.

A denúncia tem como origem as investigações da Operação Greenfield, que apura a prática de crimes que causaram prejuízos bilionários aos quatro principais fundos de pensão do país: Funcef, Petros, Previ e Postalis. A estimativa do Ministério Público Federal é que os prejuízos cheguem a R$ 8 bilhões.
 
Fonte - Valor Econômico