Centrais voltam a se reunir para debater reformas propostas pelo governo
 

Publicado em segunda-feira, 23 de janeiro de 2017 às 16:14

 
Na manhã de hoje, 20 de janeiro, os representantes das Centrais Sindicais CGTB, CSB, CSP-Conlutas, CTB, CUT, Força Sindical, Intersindical, NCST e UGT e do DIEESE reuniram-se na Escola DIEESE de Ciências do Trabalho, em São Paulo. O encontro teve como objetivo estabelecer calendário comum de mobilização contra a reforma da previdência social, a proposta de reforma trabalhista e o projeto que regulamenta a terceirização.

Escritório de Santa Catarina promove debate sobre PEC da Previdência
O Escritório Regional SC realizará, em 3 de fevereiro, o debate PEC 287: A minimização da previdência pública, em Florianópolis. O evento abordará as principais mudanças nas regras previdenciárias e assistenciais introduzidas pela Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287, que trata da reforma da previdência.

A PEC vai dificultar o acesso e rebaixar o valor médio dos benefícios, com mudanças que diminuem o alcance e a importância da previdência social. Entre outras alterações, a PEC pretende extinguir a aposentadoria por tempo de contribuição; estabelecer idade mínima única para aposentadoria (aos 65 anos) para praticamente todo o conjunto dos trabalhadores (urbanos e rurais; do setor público e do privado; professores; homens e mulheres); mudar o cálculo e reduzir o valor dos benefícios previdenciários em geral; proibir acúmulo de benefícios, como pensões e aposentadorias; e desvincular benefícios assistenciais e pensões do salário mínimo.

A atividade terá início às 9h, na Federação dos Trabalhadores no Comércio de Santa Catarina (Fecesc), localizada na avenida Mauro Ramos, 1.624, no Centro de Florianópolis.

Para participar, os interessados devem se inscrever, até 2 de fevereiro, pelo telefone (48) 3228-1621 ou pelo e-mail [email protected].

Nota Técnica - O tema também é abordado pela Nota Técnica 168 - PEC 287: A minimização da previdência pública. O estudo está disponível no site do DIEESE desde 18 de janeiro.

Negociações coletivas no RJ
A supervisora técnica, Jéssica Naime, e o técnico Rodrigo Pimentel Ferreira Leão, ambos do Escritório Regional RJ, participaram de rodadas de negociação dos trabalhadores em empresas distribuidoras de combustíveis e lubrificantes. As reuniões aconteceram em 10 e 11 de janeiro, no Rio de Janeiro.

No primeiro dia, a dupla assessorou o Sindicato dos Trabalhadores no Comércio de Minérios e Derivados de Petróleo do Estado do Rio de Janeiro (Sintramico-RJ). Mesmo com inflação acumulada em 6,58%, o Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e Lubrificantes (Sindicom) apresentou proposta de reajuste de 4%, sem o pagamento do abono indenizatório por perda salarial. A proposta foi rejeitada. Nova rodada de negociação deverá ser agendada.

No dia seguinte, Jéssica participou de rodada de negociação da Federação Nacional dos Empregados em Postos de Serviços de Combustíveis (Fetramico), que representa a categoria nas bases de Alagoas, Amazonas, Bahia, Paraíba, Distrito Federal, Espírito Santo, Fortaleza (CE), Goiás, Joinville (SC), Juiz de Fora (MG), Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Montes Claros(MG), Muriaé (MG), Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Sergipe, Tocantins, Uberlândia (MG), Uberaba (MG) e Vale do Itajaí (SC), com o Sindicom. A mesma proposta do dia anterior foi apresentada e as negociações não avançaram.
 
Fonte - Dieese