Retomada do uso da ferrovia do Porto de Vitória
 

Publicado em quinta-feira, 3 de novembro de 2016 às 16:06

 
Uma carga de 31,7 mil t. de milho proveniente da Argentina, prevista para chegar a Capuaba na próxima semana, vai marcar a retomada da utilização da ferrovia do Porto de Vitória no carregamento de graneis agrícolas. Desde 2010 as instalações ferroviárias do porto não são usadas para o transporte de grãos. Sua retomada vai, também, marcar o fim da ociosidade do TCC (Terminal de Cargas de Cereais).

A reutilização do modal ferroviário está sendo possível a partir da parceria com a VLI (Vale Logística Integrada), empresa do setor de logística que integra portos, ferrovias e terminais. O milho argentino seguirá do Porto de Vitória para o Triângulo Mineiro pela Estrada de Ferro Vitória-Minas.

O carregamento chegará a Capuaba na terça-feira (8) e, no dia seguinte (9), será colocado em vagões com destino a Minas Gerais.

Na operação de descarga serão utilizados grabs articulados pelos guindastes de bordo para a retirada do milho dos porões, sendo descarregado em funis posicionados em terra no costado do navio. Dali seguirá em caminhões até o silo, onde ficará armazenado para o transporte em vagões.

“Esse será um embarque piloto, em teste, possibilitando o desenvolvimento do modal ferroviário para impulsionar a operação de cargas no Porto de Vitória. Abre-se, assim, a oportunidade de translado de outros graneis agrícolas, como trigo, malte, soja, etc.”, destaca Montenegro.

A parceria da CODESA com a VLI pode ampliar a hinterlândia do Porto de Vitória. A empresa de logística está estruturada em cinco corredores (Centro-Norte, Centro-Sudeste, Centro-Leste, Minas-Rio e Minas-Bahia), possibilitando maior capilaridade e interiorização logística para commodities agrícolas operadas via Porto de Vitória.
 
Fonte - Codesa