Trabalho análogo ao escravo é flagrado em fazenda de café no ES
 

Publicado em quinta-feira, 21 de julho de 2016 às 15:08

 
Auditores fiscais da Superintendência Regional do Trabalho do Espírito Santo (SRTE/ES) flagraram, nesta quarta-feira (13), 16 trabalhadores em condições análogas à escravidão no município de Brejetuba, na região Serrana do estado. Eles teriam sido contratados na Bahia para trabalhar na colheita de café há cerca de um mês.
Os trabalhadores estavam alojados em instalações precárias, em um cômodo anexo a um secador de café, sem eletricidade, camas, ou qualquer tipo de saneamento básico, segundo o Ministério do Trabalho. No local, os auditores encontraram também menores de idade.
Na colheita de café, segundo os auditores, "eles cumpriam jornada extensiva e contínua, em condições degradantes e sem equipamentos de proteção individual, como botas e luvas". Os fiscais lavraram mais de 15 autuações por irregularidades durante a operação. Foi determinada ainda a imediata transferência dos trabalhadores para um hotel da cidade.
O produtor responsável pelo local tem que fazer o pagamento dos salários e das rescisões, além da regularização do registro de emprego. Os 16 trabalhadores serão levados para a Bahia em transporte alugado pelo empregador.
 
Fonte - G1