Portuários voltam ao trabalho após 36 horas de greve em Portocel
 

Publicado em sábado, 11 de setembro de 2010 às 16:00

 

Após 36 horas de greve, os cerca de 300 portuários que atuam em Portocel (Fibria/Cenibra), em Barra do Riacho, Aracruz, decidiram suspender a paralisação e voltar às atividades na noite desta quarta-feira, dia 11. A decisão foi tomada depois que o sindicato que representa a categoria, o Sindicato Unificado da Orla Portuária (Suport-ES), fechou um entendimento com a empresa a respeito do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) da categoria.

Entre as principais conquistas dos portuários estão: reajuste salarial de 6,5%, coparticipação do trabalhador no plano de saúde e no seguro de vida só a partir de março de 2011, abono de férias de 40% até fevereiro de 2011, indenização de R$ 4.500 e a escalação de um homem por equipamento no embarque e descarga de celulose nos navios, pátios e armazéns.

“Um dos maiores avanços no acordo e também o mais difícil para se chegar a um entendimento foi em relação à escalação de um homem por equipamento. Antes, um trabalhador tinha que se revezar entre um caminhão e uma empilhadeira, por exemplo, e isso causava um desgaste muito grande ao portuário, além do risco de acidente”, disse o presidente do Suport-ES, Roberto Hernandes.

Os portuários entraram em greve às 7 horas desta terça-feira, dia 10, e retomaram as atividades às 19 horas de quarta-feira, logo após uma assembleia da categoria, que avaliou a proposta da empresa. Foram quase dois dias de intensa negociação com a Portocel.

Agora, os últimos detalhes do acordo estão sendo ajustados para que o documento final seja assinado por ambas as partes.
 
Fonte - Suport-es