Trabalhadores irão às ruas contra a JBS-Friboi e Brasil Foods
 

Publicado em quinta-feira, 1 de outubro de 2015 às 16:00

 
No próximo dia 16 de outubro, em São Paulo, a Confederação Nacional dos Trabalhadores da Alimentação (Contac) irá às ruas protestar contra os maus-tratos sofridos por trabalhadores nas empresas JBS-Friboi e Brasil Foods.

Os manifestantes irão até a frente do prédio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), que fica na avenida Paulista, região central da capital paulista, para denunciar as duas gigantes do ramo alimentício.

“Os trabalhadores diretos da Friboi e os integrados estarão unidos nas ruas pela primeira vez. Isso é importante para demonstrar força e obrigar a empresa a negociar”, afirmou Siderlei Oliveira, presidente da Contac, que explicou os motivos do ato: “Estamos lutando contra as duas maiores empresas do mundo no ramo de carnes, que violam o direitos dos trabalhadores, mas que o consumidor não faz ideia, então é preciso alertar esse consumidor.”

A relação entre trabalhadores, fornecedores e a JBS-Friboi já rendeu uma ação civil do Ministério Público do Trabalho de Criciúma (MPT) para assegurar direitos trabalhistas e revisar o contrato com o frigorífico.

Petrobras

Trabalhadores do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), também integrarão o ato que será dividido em duas partes. A primeira, seguindo até a Fiesp e protestando contra a JBS-Friboi e Brasil Foods; e a segunda, que será na frente da sede da Petrobras, também na avenida Paulista.

“Estaremos na rua para defender que a Petrobras seja a operadora única do Pré-Sal e contra o entreguismo coordenado por [senador] José Serra. Se não preservarmos o conteúdo local, vamos gerar empregos em Cingapura”, defende Romário Rosseto, dirigente do MPA.

 
Fonte - CUT Nacional