DIA NACIONAL DE LUTA – 7 DE ABRIL
 

Publicado em quinta-feira, 26 de março de 2015 às 16:28

 
Conforme a resolução adotada pela Executiva nacional em 16 de março, orientamos as Estaduais da CUT e Ramos sobre a Jornada de Lutas que devemos impulsionar de imediato em todo o país.

No dia 31 de março orientamos que em todos os estados sejam feitas, conjuntamente com os movimentos populares e da juventude que conosco garantiram o êxito dos atos de 13 de março em todo o país, buscando ampliar para outros movimentos e entidades sindicais, Plenárias sindicais e populares para a mobilização da militância, a exemplo da que faremos em São Paulo, na Quadra dos Bancários em 31 de março a partir das 17 horas. (Manifesto em Anexo)

Cada Estado, além de organizar os atos, deve verificar quais as Entidades subscrevem o manifesto no Estado.

Em 2 de abril, completa-se 1 ano que o ministro Gilmar Mendes segura o seu voto na ADIN, cuja votação está em 6 X 1 sobre o total de 11 ministros, pela inconstitucionalidade do financiamento empresarial de campanhas políticas. Propomos que em Brasília se faça um ato diante do STF pelo “Devolve Gilmar” às 14 horas desse dia 2 de abril, com a presença de representantes das entidades e campanhas engajadas na luta por uma reforma política democrática. Esse Ato está sendo organizado pelas entidades de Brasília.

As Plenárias sindicais e populares de 31 de março devem servir de preparação para o Dia Nacional de Lutas de 7 de Abril, quando faremos uma grande concentração de trabalhadores e trabalhadoras em Brasília, para barrar a votação do PL 4330 na Câmara dos Deputados, prevista para esta data (substitutivo Arthur Maia).

A CUT nacional tem como objetivo reunir 5 mil pessoas em Brasília no dia 7 de abril (em anexo as metas por Estados e Ramos).

No mesmo dia 7 de abril, a CUT em conjunto com os movimentos sociais e populares (MST, UNE, CMP e outros), deve realizar atos nas capitais e cidades para dar respaldo à concentração em Brasília, levantando também a pauta geral de defesa “da Democracia, dos Direitos trabalhistas, da Petrobras e da reforma política para combater a corrupção”. Atividades descentralizadas em portas de fábrica, rodovias, bairros populares, escolas, etc., também devem ser organizadas para o 7 de abril, reforçando a mobilização geral.

26 de abril é o dia do aniversário dos 50 anos da Rede Globo. Estão sendo organizados atos em defesa da democratização da mídia em frente aos prédios das organizações em todos os Estados e Cidades onde tem afiliada. Orientamos que a Estadual da CUT articule e participe deste Ato.

Em todos os estados, essas mobilizações de abril devem desembocar na realização de Atos de 1º de Maio massivos que levantem as nossas reivindicações e a pauta geral que estamos trabalhando desde o dia 13 de março.

O 1º de Maio é o grande Ato de mobilização da CUT e dos Movimentos Sociais e Populares, a exemplo do que foi o dia 13 de março.

São essas as orientações imediatas que devem ser concretizadas, sem prejuízo de novas iniciativas que a evolução acelerada da conjuntura política venha a exigir! Estamos acompanhando o desenrolar da conjuntura, à qual todos/as deverão ficar atentos/as, mobilizados/as e atuantes.


Contra todo e qualquer tipo de retrocesso!
 
Fonte - CUT Nacional