Alunos do ensino fundamental receberão menção honrosa da Fundacentro com a presença do ministro Manoel Dias e autoridades do RJ
 

Publicado em sexta-feira, 6 de março de 2015 às 14:33

 
Os alunos do ensino fundamental vencedores do Concurso de Redação na Escola, intitulado: “I Prêmio Fundacentro de Composição Escrita em Segurança e Saúde no Trabalho”, irão receber placa de menção honrosa da Fundacentro pelo melhor tema em segurança e saúde do trabalhador. Ao todo, são dez alunos do 5º. ano e dois do 9º ano do ensino fundamental. O Concurso de Redação na Escola visa incentivar a leitura e a pesquisa, bem como colaborar no estudo e na divulgação da cultura e da percepção da segurança e saúde no trabalho, do cotidiano e da língua portuguesa culta.

A entrega da placa (foto modelo) personalizada será dada para cada aluno participante do Concurso, além da entrega de dois tablets, sendo um para cada aluno premiado pela melhor redação e dois notebooks para a Escola Municipal Ayrton Senna da Silva e Escola Municipal Figueiredo Pimentel.

A cerimônia de entrega será realizada no dia 9 de março, às 10h30, na sede da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, sala 350, com a presença do ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, da presidenta e diretor Técnico da Fundacentro, Maria Amelia Gomes de Souza Reis e Robson Spinelli Gomes, da secretária municipal de Educação, Helena Bomeny, diretores e coordenadores das Escolas do Amanhã, professores e demais autoridades.

A iniciativa para a realização das ações partiu da presidenta da Fundacentro, Maria Amelia Gomes de Souza Reis que entende ser importante levar o tema SST para a educação básica ainda no inicio da alfabetização contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes sobre a prevenção de acidentes no ambiente de trabalho. “Entendo ser necessário estimular a participação dos alunos que serão os futuros empresários e trabalhadores”, destaca.

O tema Segurança e Saúde no Trabalho, na Escola e na Vida, faz parte de Termo de Cooperação Técnica assinado em outubro de 2014 entre a Fundacentro e a Secretaria Municipal de Educação do RJ, tendo como piloto as “Escolas do Amanhã”, na cidade do Rio de Janeiro. A escola onde foi assinada a parceria foi a CIEP Doutor Antoine Magarinos Torres Filho, localizada no Morro do Borel. Criado em 2009 pela Secretaria do Rio, o programa Escolas do Amanhã tem como objetivo reduzir a evasão escolar e melhorar a aprendizagem em 155 escolas do ensino fundamental – em torno de 15% da rede - localizadas em áreas conflagradas ou recém-pacificadas na cidade.

Das 155 Escolas do Amanhã, 47 unidades escolares participaram do concurso de redação. Em uma primeira fase, os professores foram capacitados pela Fundacentro por um período de 2 meses para que pudessem atuar como agentes multiplicadores.

O concurso foi elaborado por Jefferson Peixoto e Sonia Bombardi, ambos da área de educação da instituição, Maria Christina Felix e Myrian Matsuo da Fundacentro do RJ e por Erika Alves, coordenadora da biblioteca da entidade, responsável também pela confecção das placas de menção honrosa.

 
Fonte - FUNDACENTRO