CNTTL/CUT se reúne com Ministério dos Transportes
 

Publicado em quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015 às 17:07

 
O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transporte e Logística da CUT (CNTTL/CUT), Paulo João Estausia, o Paulinho, e Lideranças dos Caminhoneiros Autônomos de várias regiões do País (abaixo a relação), se reunirão nesta quarta-feira (25), às 14h, no Ministério dos Transportes. Os ministros da Secretaria-Geral da Presidência da República, Miguel Rossetto, e dos Transportes, Antonio Carlos Rodrigues, acompanharão.

Na ocasião, será discutida a pauta dos caminhoneiros, entregue no fim do ano passado. A proposta foi construída durante o Encontro Nacional dos Transportadores Autônomos, promovido pela CNTTL, durante os dias 26 e 27 de novembro de 2014, em Votorantim (SP), que reuniu lideranças dos caminhoneiros autônomos de São Paulo, Santos, Campinas, Guarulhos, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Tocantins e de outras regiões do País.

“Algumas prioridades são a renegociação dos financiamentos existentes do projeto Pró-Caminhoneiro. Eles querem renegociar as dívidas com prazos elevados e iniciar novos financiamentos com juros menores e com prazos maiores para pagar”, explica Paulinho.

Entre as reivindicações estão a criação de uma agenda permanente com o governo, conveniar a CNTTL junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT),para que possa distribuir as senhas de cadastro nos caminhões, e definir um valor mínimo de frete para cada modalidade dos caminhoneiros autônomos, por exemplos: para os tanqueiros (transportam combustíveis) caçambeiros (caçambas e produtos diversos) e os graneleiros (grãos que atuam na região sul do País). “Negociaremos com o governo esses critérios. Cada um tem que ter tabelas de fretes diferenciados para que possam trabalhar dentro de uma concorrência leal entre eles e também em pé de igualdade com as empresas de grande porte”, relata Paulinho.

A implantação de pontos de parada com estrutura de saúde, conforto, pouso, alimentação, segurança e higiene também é outra prioridade para os transportadores.

Bloqueio nas estradas
O presidente da CNTTL, Paulinho, recomendou que os caminhoneiros suspendam o bloqueio em algumas estradas do País. “O governo está com as portas abertas para negociar a pauta da categoria, portanto, não há necessidade de realizar este tipo de ação”, reforça.

Comissão das lideranças
A Comissão das Lideranças dos Caminhoneiros Autônomos -- formada durante o Encontro em Votorantim -- é composta pelos seguintes representantes:

Paulo João Estausia - presidente da CNTTL/CUT
Carlos Roesel – presidente do Sindicato dos Cegonheiros de Minas Gerais
Carlos Alberto Litti Dahmer – presidente Sindicato dos Caminhoneiros Autônomos de Ijui- RS
Vantuir José Rodrigues – presidente Sindicato dos Caminhoneiros Autônomos de Goiana e Região
Benedito Pantalhão – presidente do Sindicato dos Caminhoneiros Autônomos da Região Metropolitana de Campinas e da Associação Nacional dos Transportadores Rodoviários Autônomos de Cargas
Luiz Fernando Ribeiro Galvão – presidente Sindicato dos Caminhoneiros Autônomos de Guarulhos – SP
Bernabé A. P. Rodrigues (Gastão) – diretor da Federação dos Caminhoneiros Autônomos de Cargas em Geral do Estado de São Paulo

Base CNTTL
A Confederação representa mais de 150 sindicatos filiados e oito federações dos modais dos transportes rodoviário, ferroviário, metroviário, moto-táxi, portuário, marítimo, fluvial, viário e aéreo em todo o País.
No dia 18 de dezembro de 2014, a assembleia dos trabalhadores em transportes aprovou a ampliação da abrangência da Confederação, que mudou a sigla de CNTT para CNTTL, passando a representar também os caminhoneiros autônomos e os trabalhadores no setor de logística do Brasil. Somando todos os modais, cargas e logística a base da CNTTL é de aproximadamente seis milhões de trabalhadores no Brasil.

 
Fonte - CNTT