SEP autoriza instalação de Terminal de Uso Privado em Vila Velha
 

Publicado em segunda-feira, 3 de novembro de 2014 às 11:52

 
SEP já autorizou implantação mais de 30 Terminais de Uso Privado

Até o mês de outubro, a SEP (Secretaria Especial de Portos) já autorizou a instalação de 33 TUPs (Terminais de Uso Privado). Os empreendimentos mais recentes são para São Simão (GO), Vila Velha (ES) e Santana (AP). Ao todo, são mais de R$ 10,1 bilhões em investimentos autorizados desde dezembro de 2013 com o novo marco regulatório do setor portuário, que passou a vigorar no ano passado.

Em São Simão (GO), foi autorizado um TUP (Terminal de Uso Privado) e uma ETC (Estação de Transbordo de Carga). São empreendimentos fluviais da empresa Caramuru Alimentos S.A. e fazem parte do complexo logístico para escoamento de carga de armazéns no Mato Grosso e Goiás. Eles estão localizados à margem direita do Rio Paranaíba, próximos à Usina Hidrelétrica de São Simão. A operação dos terminais será de granéis sólido e líquido, com estimativa de movimentação de 1,2 milhão de toneladas por ano.

O TUP autorizado em Vila Velha (ES), da empresa SS Naval Comércio e Serviços Ltda., está localizado na Baía de Vitória, fora dos limites do Porto de Vitória. Esse terminal vai operar com cargas gerais e visa oferecer suporte às empresas de apoio portuário e marítimo e às atividades offshore de exploração e produção de petróleo e gás. A estimativa de movimentação é de 24 mil toneladas por ano.

Já o de Santana, da Cianport, receberá R$ 137 milhões. O Terminal vai movimentar granéis sólidos (soja e milho), com estimativa de movimentação de três milhões toneladas por ano. O TUP será construído na Ilha de Santana, na margem esquerda do Rio Amazonas.

Fonte: Agência CNT de Notícias/Natália Pianegonda
 
Fonte - Portos e Navios