Impasse entre trabalhadores avulsos e Embraport pode estar perto do fim
 

Publicado em quarta-feira, 23 de outubro de 2013 às 10:22

 
Matheus Müller

As negociações entre os representantes dos trabalhadores avulsos do Porto de Santos e a Empresa Brasileira de Terminais Portuários (Embraport) avançaram e podem terminar em breve. O acordo deve contemplar toda a categoria, com a contratação de 50% dos profissionais e manutenção da utilização de 50% de mão de obra avulsa.

A posição foi passada pelos presidentes dos sindicatos dos Estivadores (Sindestiva) e Operadores Portuários (Sintraport), após mais uma rodada de negociações, nesta terça-feira, em Brasília. O embate só não chegou ao fim porque ainda existem alguns detalhes que devem ser resolvidos, entre eles a porcentagem de contratação.

“O que nós queremos é o entendimento (das partes). Antes os trabalhadores queriam a contratação de 100% da mão de obra avulsa, agora, nós já cedemos para esse modelo misto”, diz o presidente do Sindestiva, Rodnei Oliveira da Silva.

Para Claudiomiro Machado, presidente do Sintraport, tanto a categoria como a Embraport estão menos intransigentes.

“O nosso sentimento é positivo. Nós já estivemos muito mais longe de um acerto. Hoje os empresários já aceitam discutir o assunto. Estamos bem próximos de fechar um acordo e acabar com todas essas discussões e brigas”, declara.

Resposta

Em nota, a Embraport informa que continua a dialogar com o Sindestiva e Sintraport, por meio da intermedia-ção do Governo Federal, para definir as condições do vínculo empregatício.
A empresa informa ainda que, até a próxima segunda-feira, cumpre acordo vigente (por 30 dias) de operar com 50% de mão de obra vinculada pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e 50% de mão de obra avulsa nas posições de estiva e capatazia.
 
Fonte - A Tribuna On-line (Santos)