1º de maio 2012 – Dia do Trabalhador e da Trabalhadora
 

Publicado em quinta-feira, 26 de abril de 2012 às 16:00

 
A CUT e o 1º de Maio no Espírito Santo

No Espírito Santo, desde antes de seu surgimento, a CUT já realizava atividades referentes ao 1º de Maio, através da comissão pró-CUT. Em seus primeiros anos a Central realizava eventos voltados muito mais para os próprios sindicalistas do que para o conjunto dos trabalhadores.

Esses eventos, apesar de serem dias de protestos veementes contra os mais variados desmandos contra os trabalhadores, não davam visibilidade a nossas lutas. OU seja, era um evento feito por nós para nós mesmos. O Resultado prático de levar nossas lutas para o conhecumento da sociedade capixaba não acontecia.

Levar as atividades do 1º de Maio para a Praia de CAmburi foi uma decisão acertada. A partir de 2008 incorporamos às a tividades trabalhadores rurais e lideranças de movimentos populares, como os de luta por moradia, povos indígenas, associações de moradores, entre outros.

Com isso, passamos a dar mais visibiladade às lutas dos trabalhadores capixabas, a suas reivindicações e anseios.

Um dia de Luta

O 1º de Maio da CUT Espírito Santo é hoje um dia de luta, que começa com uma caminhada que sai da Praça dos Namorados e caminha pela orla de Camburi, dando voz aos mais variados movimentos reivindicatórios de nossa sociedade.

Um dia de Consciência

Após nossa caminhada, todos que forem à Praia de Camburi podem conhecer as liutas dos movimentos através de uma feira de lutas, que mostra atividades de sindicatos e de movimentos populares na tomada de consciência em busca de um mundo melhor para todos e todas.

Um dia de Paz e Harmonia

Em todos os anos que realizamos nossos eventos nunca registramos brigas ou vandalismo. O respeito e a harmonia imperam entre os particpantes de nosso ato e na interação que estes têm com aquelas pessoas que nos assistem e admiram nossa organização.

Um dia de Companheirismo

No 1º de Maio da CUT/ES várias categorias de trabalhadores passam o dia juntas protestando, mas também se divertindo, com atividades para a toda família. Atividades políticas, recreativas e culturais, são desenvolvidas durante todo o dia mostrando nossa diversidade e nosso companheirismo.

Um dia de Festa

A CUT/ES sempre traz para o 1º de Maio shows com artistas capixabas e de renome nacional. Esse é um presente para companheiros e companheiras que lutal durante todo o ano em suas atividades militantes. E também um convite para o povo trabalhador capixaba poder assistir a show de qualidade sem gastar dinheiro.

Programação:

9h – Concentração na Praça dos Namorados

10h30 – Caminhada até a Praia de Camburi

12h30 – Abertura oficial do evento

13h – Show com a banda Casaca

14h30 – Show com o grupo Pele Morena

16h – Ato Político

16h30 – Show com a cantora Margareth Menezes

18h – Encerramento
 
Fonte - Suport-ES